sexta-feira, 11 de março de 2011

Trends - Outono/Inverno 2011

Quando começam os desfiles do circuito internacional de moda, as expectativas femininas se direcionam para as peças mais esperadas das coleções: os glamourosos vestidos de festa. São eles que expressam toda a feminilidade, e transformam uma mulher do dia-a-dia em uma verdadeira musa, capaz de atrair todos os olhares em qualquer evento badalado.

Os vestidos do Outono Inverno 2011 seguiram as inspirações já aplicadas na moda feminina em geral, porém com algumas pitadas de tendências militaristas, além de brilhos e formas dignos do ápice da década de 80. Movidos a rock’n’roll e com atitudes feministas, os vestidos entraram nas passarelas prometendo dominar as melhores festas do mundo.

As silhuetas foram essencialmente clássicas, partindo desde modelos super justos (em sua maioria, curtos), até os muito fluídos e com muitas camadas de tecido. A grande variedade de modelos agrada aos mais diferentes gostos, com destaque para os tomara-que-caia, de um ombro e só, e o must have da estação: vestidos curtos com uma única manga comprida.

Longos Fluídos - Bottega Veneta Semana de Moda Milão Outono Inverno 2011 [1]
Longos Fluídos - Bottega Veneta Semana de Moda Milão Outono Inverno 2011

A fluidez e a grande quantidade de tecido marcaram as tendências para vestidos de festa longos do Outono Inverno 2011. Os modelos acima ainda apresentam cores que devem dominar a estação: rosa e vermelho.

Vestidos de Tafetá - Bottega Veneta Semana de Moda Milão Outono Inverno 2011 [2]
Vestidos de Tafetá - Bottega Veneta Semana de Moda Milão Outono Inverno 2011 

Os tecidos para vestidos de festa do Outono Inverno 2011 continuam os mesmo que sempre dominaram essa linha: veludo, seda, cetim e tafetá (looks acima). Drapeados, eles ganham efeitos muito bonitos e super elegantes.

Cores Vibrantes – Emanuel Ungaro Semana de Moda Paris Outono Inverno 2011 [12]
Cores Vibrantes – Emanuel Ungaro Semana de Moda Paris Outono Inverno 2011 

Além de drapeados e formas diferenciadas, uma das grandes atrações para os vestidos de festa curtos do Outono Inverno 2011 são as cores. As mais vibrantes, especialmente o vermelho e rosa são a escolha perfeita de mulheres ousadas.


Os longos continuam sendo garantia de elegância. Muito fluídos, eles impressionam pela quantidade de tecido e de drapeados, que alongam e emagrecem a silhueta. Alternam entre cores muito escuras, e chocantes cores vívidas – principalmente de vermelhos e rosas. Destaque importante para os modelos que fazem uso de tecidos com transparência, como o voil, e também para vestidos com grandes fendas na parte da frente.


Fluídos e Transparência – Dior Semana de Moda Paris Outono Inverno 2011 [8]
Fluídos e Transparência – Dior Semana de Moda Paris Outono Inverno 2011

Os vestidos longos da Dior para o Outono Inverno 2011 souberam usar duas fortes tendências da estação: uso de tecidos transparentes para efeitos fluídos, e modelagens com fendas, que deixam as pernas à mostra. 

Vestidos em Voil e Tule – Eli Saab Semana de Moda Paris Outono Inverno 2011 [10]
Vestidos em Voil e Tule – Eli Saab Semana de Moda Paris Outono Inverno 2011

Para que peças com grande quantidade de tecido permaneçam super fluídas, além de uma boa modelagem, é necessário que o próprio tecido seja adequado. No caso de Eli Saab, o voil e o tule são palavras-chave na composição dos vestidos de festa.

Longos com Fendas – Versace Semana de Moda Paris Outono Inverno 2011 [21]
Longos com Fendas – Versace Semana de Moda Paris Outono Inverno 2011

Um ótimo truque para conferir sensualidade aos vestidos longos no Outono Inverno 2011 é escolher os modelos com grandes fendas na parte da frente. Você pode escolher o tamanho que desejar e aproveitar a festa!

Vestidos de Festa – Oscar de la Renta Semana de Moda Nova York Outono Inverno 2011 [17]
Vestidos de Festa – Oscar de la Renta Semana de Moda Nova York Outono Inverno 2011

Com ou sem padronagens, os vestidos de festa de Oscar de la Renta para o Outono Inverno 2011 são pura elegância. As silhuetas são super femininas, e em tons discretos deixam a mulher moderna muito requintada.


Vestidos de festa em nuances de branco, são ideais para mulheres que prezam por um bom trabalho em moulage. A maioria dos apresentados para o Outono Inverno 2011, possuem uma estrutura bem construída, que apresenta detalhes feitos pela técnica de origamis japoneses. Os tecidos que continuam sendo dominantes para a linha de vestidos são: tafetá, cetim, seda e veludo.

Esculturas de Papel – Valentino Semana de Moda Paris Outono Inverno 2011 [18]
Esculturas de Papel – Valentino Semana de Moda Paris Outono Inverno 2011

Com moulage super trabalhada, os vestidos brancos de Valentino para o Outono Inverno 2011 parecem verdadeiras esculturas em papel. São perfeitos para festas ao entardecer, que exigem elegância e discrição.

Vestidos Brancos – Dior Semana de Moda Paris Outono Inverno 2011 [7]
Vestidos Brancos – Dior Semana de Moda Paris Outono Inverno 2011

Em modelagens super trabalhadas, os vestidos brancos são quase peças feitas em origami para o Outono Inverno 2011. As peças acima, da Dior, são delicadas e muito elegantes.


Os modelos curtos continuam em alta e tem maior adesão por parte de mulheres mais jovens. Eles respeitam as tendências aplicadas aos longos, mas também aparecem bem mais coloridos e exagerados. Exemplos dessa característica são os modelos inteiramente drapeados ou cobertos de brilhos, ideais para quem deseja ousar e chamar a atenção. Uma cor que se destaca para esses vestidos é o azul, principalmente em tons royal e perolado.

Curtos Intensos – Versus Semana de Moda Milão Outono Inverno 2011 [24]
Curtos Intensos – Versus Semana de Moda Milão Outono Inverno 2011

O vermelho e o azul são cores super bacanas para o Outono Inverno 2011. Em tons vívidos, elas foram aplicadas a tecidos tanto opacos (veludo) como cintilantes (cetim). Os modelos curtos valorizam e chamam a atenção para a mulher.

Super Curtos – Versace Semana de Moda Paris Outono Inverno 2011 [22]
Super Curtos – Versace Semana de Moda Paris Outono Inverno 2011

A coleção da Versace para o Outono Inverno 2011 contrastou modelos super longos, com os muito curtos – mas todos com uma forte pegada de sex appeal. Os vestidos acima são opções plausíveis para mulheres muito jovens e em forma, e também para festas menos formais.

Vestidos Curtos – Emanuel Ungaro Semana de Moda Paris Outono Inverno 2011 [11]
Vestidos Curtos – Emanuel Ungaro Semana de Moda Paris Outono Inverno 2011

Os modelos curtos são ideais para mulheres jovens e ousadas que desejam chamar a atenção de todos durante a festa, Seja em cores vibrantes, ou no preto básico, o decote profundo em “V” ajuda o vestido a cumprir sua função.

Variedade de Estilos – Oscar de la Renta Semana de Moda Nova York Outono Inverno 2011 [16]
Variedade de Estilos – Oscar de la Renta Semana de Moda Nova York Outono Inverno 2011

Os vestidos de festa do Outono Inverno 2011 estão mais versáteis do que nunca. Os modelos curtos aparecem com ou sem padronagens, em tons tanto escuros, quanto super vívidos. Destaque para o tom de azul royal, que deve dominar a estação.


O preto ressurge como o grande coringa da estação, e aparece em todas as coleções para integrar ainda mais classe e elegância aos vestidos de festa. Não existem restrições de modelo, comprimento e estilo: o preto voltou a ser receita certa de sucesso. Os modelos com muito brilho e rendas, seja no tecido ou através de aplicações, também são garantia de glamour para eventos noturnos, e podem ser usados por qualquer mulher.

Brilho e Glamour – Eli Saab Semana de Moda Paris Outono Inverno 2011 [9]
Brilho e Glamour – Eli Saab Semana de Moda Paris Outono Inverno 2011

Ideais para qualquer tipo de mulher, os vestidos com brilho são perfeitos para festas noturnas, em que elegância e glamour são quesitos obrigatórios. Curtos ou longos, quando cobertos inteiramente por contas, as cores devem sóbrias – como nos looks pretos acima.

Preto Básico – Max Azaria Semana de Moda Nova York Outono Inverno 2011 [15]
Preto Básico – Max Azaria Semana de Moda Nova York Outono Inverno 2011

O preto básico nunca foi esquecido, mas volta com força total para os vestidos de festa do Outono Inverno 2011. Seja em modelos curtos ou longos, ele é garantia de sucesso e elegância para a mulher.

Curtos Pretos – Versus Semana de Moda Milão Outono Inverno 2011 [23]
Curtos Pretos – Versus Semana de Moda Milão Outono Inverno 2011

Os vestidos pretos voltam com louvor às mais badaladas festas do Outono Inverno 2011. Para dar mais destaque à cor super popular, você pode optar por modelos curtos e arrojados como as acima. Eles têm a cintura bem marcada, alças diferentes e saias mais soltinhas.

Rendas e Brilho – Vera Wang Semana de Moda Nova York Outono Inverno 2011 [20]
Rendas e Brilho – Vera Wang Semana de Moda Nova York Outono Inverno 2011

Para se destacar em meio a tantos vestidos maravilhosos do Outono Inverno 2011, uma possibilidade é investir em peças com rendas e brilhos. Caso esses cubram o modelo inteiro, é importante escolher cores mais escuras e opacas, para evitar vulgaridades.

Vestidos com Babado – Valentino Semana de Moda Paris Outono Inverno 2011 [19]
Vestidos com Babado – Valentino Semana de Moda Paris Outono Inverno 2011

Em tons nude com preto, os vestidos com aplicações de babados e rendas são direcionados para mulheres mais românticas e delicadas. São perfeitos para festas mais tranqüilas, e pelo comprimento curto, não deixam de ter sex appeal.

Vestidos com Brilho – Diane Von Furstenberg Semana de Moda Nova York Outono Inverno 2011 [5]
Vestidos com Brilho – Diane Von Furstenberg Semana de Moda Nova York Outono Inverno 2011

Seja nos próprios tecidos, como o cetim, ou em aplicações de paetês e contas, uma coisa é certa: os vestidos de festa com brilho estão com tudo para o Outono Inverno 2011.

As padronagens aparecem muito coloridas e abstratas, ideais para festas à luz do dia. As misturas de tons são muito femininas (como rosa, vermelho e roxo), e são aplicadas tanto em vestidos curtos, quanto longos. Para mulheres mais discretas, também existem opções de padronagens secas e em tons mais escuros, que podem ser usadas em qualquer ocasião, ou as menos aparentes contrastando com tecidos claros.

Cores Femininas – Carlos Miele Semana de Moda Nova York Outono Inverno 2011 [4]
Cores Femininas – Carlos Miele Semana de Moda Nova York Outono Inverno 2011

As cores super femininas do Outono Inverno 2011 dominaram tanto as padronagens, quanto os modelos com mais de uma cor. São misturas belíssimas de roxo, vermelho e rosa que garantem feminilidade e elegância. 

Longos Padronizados – Carlos Miele Semana de Moda Nova York Outono Inverno 2011 [3]
Longos Padronizados – Carlos Miele Semana de Moda Nova York Outono Inverno 2011

As padronagens para mulheres discretas, também têm vez no Outono Inverno 2011. Como nos modelos acima, elas aparecem em cores e estilos menos chamativos, constrastando sempre com tecidos escuros.

Padronagens Coloridas – Diane Von Furstenberg Semana de Moda Nova York Outono Inverno 2011 [6]
Padronagens Coloridas – Diane Von Furstenberg Semana de Moda Nova York Outono Inverno 2011

Os vestidos curtos também apresentam padronagens super coloridas e femininas nas coleções de Outono Inverno 2001. Nos modelos acima, além da mistura de cores super feminina, a tendência do azul toma conta de uma peça inteira.



Palavras Chave:

- cores fortes
- transparências
- pele falsa
- curtos em alta
- brilho
- rendas
- padronagens
- animal print


Fonte: